O que é SEO (Search Engine Optimization)

Não adianta gastar tempo no projeto de um site, planejar toda a arquitetura da informação, se ater a aspectos de usabilidade e criar um design incrível, se seu conteúdo (site, vídeo, blog, etc)  não for encontrado nos buscadores.

SEO – Definição

SEO é um conjunto de técnicas e estratégias que aumentam a relevância de seu resultado nas buscas, auxiliando na indexação de conteúdos, melhorando o posicionamento no ranking e consequentemente a encontrabilidade de seu site.

A importância da relevância no resultado das buscas

Se o seu site ou seu conteúdo não é relevante para determinada busca, ele não será exibido pelos buscadores.
Você já pensou qual é o principal serviço oferecido pelos buscadores? Pois eu te digo, é o resultado da busca.

Por essa razão os buscadores investem milhões de dólares no aperfeiçoamento de seus algoritmos, para oferecer resultados cada vez mais relevantes para as buscas.

Nos primórdios da internet era relativamente fácil conseguir um bom posicionamento no resultado das buscas, mas com o passar do tempo e o aumento da concorrência, essa conquista foi se tornando cada vez mais difícil.

Hoje, além de ter um conteúdo relevante, é importante pensar outros aspectos, como facilidade de navegação no site, facilidade de leitura do conteúdo, adaptação a dispositivos móveis, tempo de carregamento da página, links externos, etc. Isso exige especialização.

Não se faz mais otimização de sites apenas com meta-tags e enchendo o conteúdo com a palavra-chave com a qual se deseja ser encontrado.


É necessário pensar em uma estratégia mais complexa, envolvendo várias ferramentas e recursos para se conseguir um bom posicionamento, fidelizar o visitante, fazer com que ele execute determinada ação em seu site e se torne um fã de sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *